REVIEW Mangá Vozes de Uma Estrela Distante - Hoshi no Koe
Olá amigos, hoje lhes trago uma bela review de uma das histórias mais interessantes feitas por nosso mestre Makoto Shinkai, agora em mangá. Escrito pelo próprio Shinkai e com ilustrações de Mizu Sahara, está obra tem como intuito mostrar mais dos pensamentos e devaneios de nossos protagonistas, as batalhas intergaláticas e sentimentos suprimidos, aproximando ainda mais nossos amantes do tempo e espaço. Antes de iniciar sua leitura, não deixe de conferir a review feita do filme, uma breve animação que serve até de complemento para a história.
Enredo: A história se passa no ano de 2039 onde os humanos enfrentavam várias ameaças alienígenas pelo universo com mechas (robôs tripulados), e numa dessas batalhas muitos pilotos acabaram morrendo no planeta Marte. Mas foi o suficiente para roubarem sua tecnologia e melhorar suas naves. O filme se foca em nossos dois protagonistas Mikako e Noburo, dois jovens de colegial que sempre se gostaram porém nunca confessaram o amor um pelo outro. O governo japonês junto com a ONU estão sempre a procura de pessoas que possam ser capazes de pilotar os mechas para protegem a terra destas ameaças, e Mikako acaba sendo uma das escolhidas, onde parte deixando seu amado e indo confrontar os aliens.
Acredito que consegui captar bem a ideia do mangá, o fato é que tudo se inicia no curto filme pois ficaram pontas soltas em diversos momentos. Esta obra tem como intuito contar a história para os novatos e complementar o que faltou para quem já assistiu. Devo dizer que cumpriu bem o seu objetivo, ao decorrer da leitura podemos entender melhor como era o relacionamentos de Mikako e Noboru, os sentimentos de ambos são mais explícitos e intensos que antes.
Lembrando que eles se comunicam através de mensagens de texto e quanto mais longe Mikako se afasta do planeta Terra, mais tempo leva para o texto chegar. Este é um dos principais pontos dramáticos, enquanto a garota está no espaço lutando pelos humanos, cada vez mais longe de seu amado, está o rapaz na Terra se sentindo impotente por não poder ajudar e sem confessar seus sentimentos.
É um tipo de romance que a todo momento nos pegamos torcendo para o casal, Shinkai é realmente mestre nisto como fez em Garden Of The Words e Kimino na wa.
Vamos entender agora de que forma o mangá realmente é um complemento interessante para a história certo? Como já disse ele trabalha com o psicológico dos protagonista, onde os sentimentos são mais explícitos e cativantes, temos uma empatia maior agora. Existe mais momentos em que eles estão juntos, quanto há lembranças deles na escola, alguns momentos indo embora e mais diálogos também, o que aproxima ainda mais ambos deixando claro que é muito mais do que amizade.
Agora Mikako não está mais sozinha no espaço, existe uma especia de instalação espacial aonde ela pode dormir, comer e conviver com outras pessoas, havendo até uma escola. O que é bem diferente do filme e influência positivamente na história, agora ela consegue ter laços e pode até mesmo sorrir apesar de tudo, fica um ambiente mais leve também
Noboru agora deixa de ser passivo e no filme rola uma coisa bem sem nexo, ele se interessa em ir pro espaço mais pro final da história. Aqui no mangá vai mostrar a rotina dele, como ele tenta lida com a saudade praticando esportes e tendo outras amizades. Mas não demora muito pra ele querer ser mais estudioso, já querendo entrar pra faculdade que pode o levar ao espaço. Ele agora estará mais proativo e menos sofredor, e mesmo que o tempo passe seus sentimentos são fortes e até recusa um pedido de namoro.
O final do mangá fica até redondinho, depois de tantas batalhas a base espacial está sendo atacada e sem energia, onde emergencialmente precisam enviar novos pilotos da Terra. Entre eles está Noboru, o mangá não mostrar tudo o que queríamos ver, mas fica bem evidente que eles estão chegando com uma tropa forte para salvar a tripulação e o par romântico ficará juntos. Mikako sabe que ele vai chegar e cria toda aquela tensão romântica, tendo um final bastante justo.
Claro a história não é perfeita, mas certamente é uma menção honrosa vindo de um filme tão curto. Existe a Ligth Novel a qual não tive acesso, mas é bem provavel que aprofunde ainda mais com um romante e até mesmo uma breve continuação com eles juntos, pode ser que até tenham ficado juntos antes dela ir pro espaço. Tudo vai depender de quem tiver escrito, caso tenha o link da Ligth Novel em PT-BR ou espanhol não hesitem em me enviar OK? Termino esta review por aqui, espero que tenham gostado e não se esqueçam de comentar! É sério comentem no blog, os posts demoram a ser colocados mas sempre estou de olhos nos comentários.Abraços!