Review COMPLETO! Dorama Biri Gyaru - Flying Colors

julho 26, 2016 Thallison 0 Comments



Fico muito contente em escrever esta pequena impressão que tive de Biri Gyaru, pois é um dos primeiros Filmes Dorama que assisto na vida. Apesar de estar neste meio de mídia asiática,eu sempre tive receio de seus doramas e até mesmo de live actions,talvez acostumado com a velha e sucateada Hollywood. Mas hoje posso dizer sem duvidas que tenho outra visão e pude assistir a esta bela história de superação e motivação.

Flying Colors mais conhecido como Biri Gyaru é um dorama filme de comédia/drama dirigido por Nobuhiro Doi em 2015, baseado em uma história real. Conta á história de Sayaka Kudo, uma criança tímida e tranquila do ensino fundamental que constantemente muda de escola por não conseguir fazer amigos e as vezes sofria bullyng. Alguns anos se passam agora no seu ultimo colégio em que foi transferida, sua personalidade mudou com o passar do tempo. Agora ela possui muitos colegas, desinibida sempre com maquiagens e saias curtas, adora sair com suas amigas e é bastante desinteressada nas aulas. Talvez isso se deva ao fato de seu pai nunca lhe dar atenção em sua adolescência, se preocupando apenas com seu irmão Ryuta, um jovem jogador de Baseball.




O enredo se abre pois este é o ultimo ano de Sayaka no colégio e como de costume no Japão, o envio das cartas para as faculdade. Porém ela só causa problemas como bagunça na sala de aula, ou quase ser expulsa por guardar cigarros em sua bolsa. Sua mãe humildemente pede desculpas aos diretores da escola pelo ato da filha, e por fim ela é apenas suspensa, porém é aconselhada a ingressar em um cursinho de vestibular para que possa ter um futuro descente. Sua mãe é uma mulher muito dedicada a sua família, e sempre trabalha duro para manter a casa com seu marido mecânico.



Os primeiros dias de Sayaka no curso mostra o quão sem estudo ela está, conhecendo uma pessoa que iria mudar sua vida, o professor Yoshitaka Tsubota que se torna um verdadeiro amigo. Ele explica para ela que qualquer um pode entrar numa boa faculdade desde que se tenha vontade de estudar, mas pra isso é necessário esforço e determinação, inspirando seu desejo de entrar na universidade de Keio, uma das mais prestigiadas. E assim começa o duro caminho de Sayaka, tendo a má fama que tem é ridicularizada por colegas de classe, professores e até seu próprio pai.

Ela tem o desejo de mostrar que é capaz, e a todo momento Tsubota se mostra um homem bastante gentil e paciente em ensinar seus alunos. É incrível ver sua ligação com todos pois ele se mostra um grande amigo, sentindo a dor do cansaço e chorando junto de Sayaka, um exemplo de como um professor realmente deveria ser. No curso aparece um outro garoto que tem a personalidade parecida com a dela, se chamando Reiji Mori também convencido a estudar. No inicio ela parece não ter nenhuma salvação mas o tempo vai passando e os estudos e notas melhoram, Sayaka tem problemas em se relacionar com o pai , mas nada que a impeça de continuar seu caminho. Seu temperamento de antes começa a sumir e ela vai se tornando uma garota madura e segura, deixando as saias curtas e tinturas de cabelo de lado, realmente está focada passando dias estudando não dormindo direito.






Os exames do colégio chegam e Sayaka se sai muito mal pensando até mesmo em desistir, porém Tsubota mais uma vez levanta o animo de sua aluna para não desanimar. Sendo desafiada na escola por seu professor mal encarado caso ela entre para Kaio ele deveria ficar nu. Enquanto no curso Tsubota é chamado para uma reunião para discutir o fato dele está dando aulas gratuitas para alunos de baixa renda,sendo duramente criticado. Ele então precisa cobrar mais de seus alunos, a ponto da mãe de Sayaka arrumar um emprego na noite,pedindo dinheiro emprestado a parentes para poder pagar os estudos da filha, pois isso a deixava muito feliz.

Isso motiva ainda mais para que ela estude, e agora realmente suas notas estão subindo de maneira surpreendente, chegando perto dos exames finais. Chegando em casa pela noite ela vê seu irmão Ryuta apanhando do pai pois ele não quer mais jogar Baseball, pois isso sempre foi uma vontade dele. Uma das cenas mais tensas do filme, onde Sayaka tenta defender o irmão, e sua mãe quebra o vidro do carro num momento de fúria. Alguns dias depois chega o dia do exame, está nevando bastante e não há como ir a pé, seu pai se oferece para leva-la surpreendendo-a. No caminho ele se desculpa por não ter dado a devida atenção a filha por todo esse tempo, e se mostra ser um homem bem arrependido. Na hora da prova ela começa a se sentir mal, a pressão até o momento a desconcentra deixando tudo ainda pior, fim de prova e ela vai muito mal. 

Em mais uma tentativa em desistir Tsubota dá um grande sermão para a garota, fazendo-a erguer a cabeça e tentar novamente. Na ultima prova o nervosismo volta mas ele se recorda com carinho das palavras do professor, ela por fim termina e leva o resultado para o curso. Ela consegue passar no exame, a cena é muito emocionante onde aluna e professor choram juntos,chegando em casa toda a família se reúne também pra comemorar. No dia da formatura da escola o professor cumpre a aposta e fica semi-nu numa foto bem engraçada. Sayaka agora se prepara para morar fora na nova faculdade,mas antes deixa uma carta de agradecimentos ao professor. E quando embora ela também a que ganhou de Tsubota lhe desejando tudo de bom, a carta é simplesmente linda. E antes do filme acabar ela estra no trem indo para sua nova jornada, e vê seu professor lhe dando tchau pulando de alegria, mostrando que ele ficou até o ultimo segundo ao seu lado, é muito bonito.






O que posso dizer mais desse dorama, tem uma história muito bonita e me faz refletir bastante. É muito interessante ver como a mudança de Sayaka influencia as outras pessoas a se esforçarem mais, a serem mais gentis e enxergarem mais o próximo, visto que é um dos primeiros Doramas que assisto eu fiquei muito contente e emocionado em poder assisti-lo. Tsubota se mostra um belo exemplo de professor e de ser humano, pois no Japão é uma profissão honrada,reverenciada e muito respeitada.

É um belo filme para qualquer pessoa que esteja se sentindo para baixo, com problemas em casa ou no trabalho, um exemplo para se espelhar. Termino meu review por aqui, recomendo muito este filme que vale ser assistido por todos!


O lindo sorriso de felicidade de Sayaka