Entenda o Anime Mushi-shi! Review 1 Temporada

julho 12, 2016 Thallison 0 Comments



Pense num dos animes mais bonitos que você já viu, e irá se lembrar de Mushi-shi. Mushis nada mais são do que criaturas que vivem em ''nosso' mundo, como se fossem nossos micro-organismos,bactérias com poderes sobrenaturais.Os mushis são descritos como seres em contato com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Devido à sua natureza efêmera, a maioria dos seres humanos é incapaz de perceber os mushis e é alheia à sua existência, mas há alguns que possuem a capacidade de ver e interagir com tais seres. Uma dessas pessoas se chama Ginko, um especialista no assunto e por motivos misteriosos possui um amplo conhecimento e vaga pelo mundo conhecendo e ajudando pessoas em vilarejos a lidar com estas entidades fantasmagóricas.
Neste anime cada episódio conta uma história unica, não precisando assistir alguma especifica para entender todo o enredo. Em cada vilarejo/cidade que Ginko passa, está ocorrendo algum fenômeno relacionado há mushis, e sempre existe uma história por trás desse acontecimento. Em cada lugar há mushis que se comportam de maneiras diferentes, há um conto no anime por exemplo de uma garota que em toda cidade que ela viajava sempre começava a chover, o suficiente para destruir plantações e as vezes até casas, e por esse motivo não possuía família, nem se quer um lar pra onde pude-se voltar. É uma história mais emocionante e (intrigante) do que a outra.
                             

Como os mushis vivem na natureza eles não tem nenhuma intenção de machucar as pessoas. Na maioria dos casos é a intervenção do homem em seu habitat natural que o faz tentar proteger a si e o lugar onde mora. Mas o anime em alguns momentos nos traz a imersão em alguns assuntos como espiritismo, reincarnação, karma e vida após a morte.

Ele realmente me surpreendeu em trazer contos que mais se parecem lendas, como as do folclore japonês, e traz com uma simplicidade que não acredito que poderia ser transmitido em um mangá.

Arte: Chegamos a parte mais importante desta obra, a linda arte que ela traz, tanto na questão de fotografia, animação e coloração, é tudo muito delicado. E como a maior parte do anime se passa em meio a natureza, há tanta beleza e riqueza de detalhes nas flores, arvores, animais e riachos, onde tem horas que você não sabe dizer se é um desenho ou uma fotografia.
É tão nítido a calma que mushi-shi traz que há cenas em que tem apenas a natureza e vários segundos apenas ouvindo o curso da água e pássaros, realmente algo fantástico. Acredito que o estúdio fez um ótimo trabalho na obra, trazendo essa realidade para nós, não tem como não se sentir confortável ao vê-lo.


Personagens: Uma dessas pessoas é Ginko, o personagem principal da série. Ele emprega-se como um "Mushishi" (termo dado a pessoas que estudam os mushis e desenvolvem formas de lidar com os mesmos. Posso dizer que ele é um verdadeiro farmacêutico, desde garoto ele viaja estudando e criando remédios para os males que os mushis causam as pessoas. Ele se mostra ser um homem bastante sensato, e sempre está ajudando as pessoas. Ele se parece bem diferente das outras pessoas do anime, olhos claros,cabelo branco, usa roupas que não parecem ser daquela época ou país(observem esse detalhe).

Por ''certos'' motivos, eles sempre está fumando um cigarro de ervas, para espantar a presença de mushis em sua volta, pois ele possui uma história ligada a eles, que os atrai fortemente. Ginko é bastante descontraído. No entanto, ele pode ser muito sério quando se trata de proteger as pessoas de mushis. Ele também salienta que muitas vezes os mushis não são maus, apenas tentam sobreviver como todo mundo.


Trilha sonora: Como eu disse a trilha sonora é muito bonita, com muitas cenas de natureza extrema onde você pode ouvir os sons da fauna e da flora, o que conforta e traz até uma paz. É um dos primeiros animes que não me incomoda barulho de tiros, gritos e etc, é algo que pode ser apreciado ( deve ser por isso que dormir assistindo um dos episódios haha).

No geral é isto, atualmente ele está no catálogo da Netflix, não ha muitas informações em trazer o mangá para o Brasil, ou se possui light novels. Foi lançado uma versão em live action, mas não quero opinar por enquanto. Eu recomendo muito este anime, não espere lutas e tiros, mas sim boas histórias e um show de Mushi-shi em seus olhos.