Livro/Jogo Fighting Fantasy - Aventuras Fantásticas

julho 27, 2018 Thallison 0 Comments



Prepare-se para conhecer um dos maiores fenômenos dos anos 80. Uma literatura recheada de perigos e aventuras, onde você é o protagonista da história. Hoje eu apresento o Livro-Jogo: Fighting Fantasy, mais popularmente conhecido no Brasil como ''Aventuras Fantásticas. Criada por Ian Livingstone e Steve Jackson que tiveram a ideia de criar um livro-jogo, misturando o conceito de RPG com os livros interativos já existentes na época. No inicio de sua criação foi bastante difícil para a dupla pois poucas pessoas sabiam do que se tratava este tipo de texto, onde eles vendiam os livros por preços muito baratos para que tivesse alguma saída.

 A série de livros realmente começou a ganhar notoriedade quando foi incorporada o conceito "faça sua própria história''. Cada escolha encaminhava o leitor a uma página diferente onde a história continuava de acordo com a escolha feita. É muito provável que você morra diversas vezes, mas a ideia do jogo é você aprender todos os caminhos e perigos até conseguir vencer.
 Em agosto de 1982, O Feiticeiro da Montanha de Fogo estava nas livrarias, e, em poucas semanas, as 20 mil cópias da tiragem já tinham sido vendidas. No ano seguinte, foram publicados A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição, e então a coleção já se consagrou como grande sucesso. Durante treze anos, novos livros-jogos (não apenas de autoria da dupla) foram publicados ininterruptamente até que, atingindo o seu número 59, após alcançar a marca de best-seller e vender mais de 15 milhões de cópias, a série foi cancelada.


Cenário: A maior parte dos livros de Aventuras Fantásticas ocorre no mundo ficcional de Titan, sendo que 46 dos 59 títulos originais são baseados nesse cenário de campanha. Como em muitos cenários de fantasia utilizados em RPG, Titan corresponde vagamente à Europa medieval, com a adição de magia, monstros e diversas raças não-humanas inteligentes. Titan consiste em três continentes: Allansia, Khul e o Mundo Antigo. Como ao passar dos anos foram lançados tantos títulos, é possível encontrar todo tipo de história se passando em qualquer lugar que você deseje.
Desenhos: O que chamava a atenção dos jovens naquela época a pedir aos pais que comprassem os livros-jogos, eram as incríveis capas. Cada uma completamente diferente da outra,despertava a curiosidade e o desejo de saber mais. Os desenhos dentro das páginas ajudavam ainda mais a formar todo um universo,deixando os eventos mais realistas e desafiadores. O livro também te propõe a usar a imaginação e desenhar rotas e mapas, para que aprenda que caminhos seguir, para não cair em armadilhas.
Conheci o FF em 2017 quando fui a São Paulo para a Comic-con Experience, um dos maiores eventos do Mundo. E eu sempre tive curiosidade em conhecer sobre RPGs de mesa, lá tinha muitas lojas vendendo mas eu não sabia que era tão caro assim. Eis que o vendedor me sugere FF, no momento não entendi nem um pouco como funcionava,  deveria ser lido. Mas voltando pra casa pude entender melhor e até arrisquei algumas jogatinas. As regras são bastante simples,variam um pouco dependendo do título, mas qualquer pessoa pode aprender. Basta você ter um lápis, uma borracha e dois dados comuns. Caso não tenha dados, em cada pagina a ''dados''desenhados com resultados aleatório para que você não fique na mão.

No livro-jogo ele te explica como jogar e entender as regras. Tem uma ficha para você personalizar seu herói, colocando pontos de habilidade, energia e sorte.O livro que mais gostei foi ''Encontro Marcado com o M.E.D.O", ele tem uma temática de super-herói onde se pode escolher o tipo de habilidade ou poder que você irá usar. Eu jogo poucas vezes pois eu morro muito e vou ficando estressado rs.

De toda forma é inegável o quão popular foi FF em sua época e mesmo após tantos anos ainda há milhares de jogadores/leitores ao redor do mundo. Eu espero que tenha se interessado e queira descobrir mais deste mundo fabuloso. Vou encerrando a matéria por aqui, não esqueça de deixar seu comentário falando o que achou, compartilhe para todos os seus amigos que possam se interessar e nos sigam nas nossas redes sociais, um abraço!