Conheça o BMA: Brazil Mangá Awards!

julho 27, 2018 Thallison 0 Comments





Sabemos que um dos cenários que mais cresce nos últimos anos são a publicação nacional de desenhos, entre mangás e histórias em quadrinhos. Porém infelizmente ainda não bem valorizada e divulgada como deveria. Por esse e outros motivos a editora JBC criou um concurso com a finalidade de expandir os horizontes e levar para o Brasil e o mundo o valor dos mangás nacionais. A cada ano, a editora abre as inscrições para que os artistas brasileiros tenham a chance de mostrar os seus projetos de mangá à editora. Com as plataformas de conteúdo do Brazil Manga Awards, os fãs de quadrinhos japoneses ficam por dentro das novidades do concurso e conhecem detalhes do processo de criação dos mangás.

O concurso funciona da seguinte forma: Após a abertura das inscrições, os autores (desenhistas e roteiristas) devem enviar os trabalhos originais em formato pré-estabelecido pelas normas. Os mangás podem ter apenas 1 história de volume único, ou seja, devem ser One Shot. Existe uma bancada de jurados que ficam incumbidos de analisarem todas as obras enviadas, até que cheguem os 12 finalistas.


Na grande final os 12 competidores são julgados novamente, onde apenas 5 títulos serão vencedores. A premiação é feita em um evento organizado pela própria editora. Os vencedores terão uma ampla divulgação no país, tendo seus trabalhos lançados em uma edição especial pela JBC. Infelizmente o concurso ainda não possui premiação em dinheiro. Mas antes de tudo, o grande movimento do BMA é a descoberta de novos talentos e uma possível ascensão do mercado apostando nos mangás nacionais. A edição desse ano já está com inscrições abertas, todo o regulamento pode ser encontrado no site do BMA. 

Vale ressaltar que é importante que nós consumidores dessa cultura oriental, possamos dar a maior força nesses tipos de movimentos, para fortalecer nossos laços e valores em nosso próprio país. Esperamos que as histórias deste ano possam ser ainda melhores  que nas edições passadas e que novos talentos sejam apresentados ao mundo!