Filme O Túmulo dos Vagalumes - Hotaru no Haka

julho 01, 2017 Thallison 0 Comments



Fala pessoal, depois de quase um ano voltamos a fazer nossas impressões e reviews de mangás e animes que tanto amamos! e pra comemorar este retorno nada melhor do que começar com um dos filmes mais tocantes de todos o tempos, hoje falaremos sobre O Túmulo do Vaga-lumes. Dirigido por Isao Takahata do Studio Ghibli. Retratando a dura luta por sobrevivência de dois irmãos menores de idade no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o filme é amplamente aclamado pela crítica.



Sinopse: O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.

A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

Enredo: A introdução do filme é interessante pois mostra a visão da guerra não somente do povo japonês , mas das duas crianças que se vêem numa situação difícil em meio ao caos. O desenrolar da trama foca muita na inocência pois ninguém sabe exatamente os motivos pra tudo aquilo estar acontecendo, o garoto enfrenta o desafio de cuidar da pequena irmã sem tirar o seu sorriso. Ambos tentam sobreviver na casa de uma vizinha por um tempo porém são vistos como incômodos, a todo momento sirenes tocam o desespero de famílias perdendo suas casas incendiadas,são cenas bem fortes.



Desolados sem família e nem sequer parentes próximos, eles buscam refugio num lugar mais afastado usado como ''esconderijo'' para começar a viver. Tudo muito precário onde sofrem discriminação, tendo até mesmo que saquear casas para sobreviver. Eis que chega o momento alto do filme, onde esse local é na beira de um lago com milhares de vaga-lumes, nos passa uma sensação de paz e conforto no meio daquela guerra toda.Depois ele passam por muitas dificuldades como desnutrição,doença e vivem em situação desumana, tentando apenas sobreviver.


Arte: Posso dizer que tudo é bem característico sobre a época e expressa muito bem o momento, todos os cenários e fatos ocorridos em meio essa crise foi bem mostrado.O que nos deixa mais impactado são os momentos de sofrimento, que traz uma carga de sentimento grande. A forma como retratam os ataques as casas, a forma que toda uma cidade/vilarejo fica totalmente destruída deixando todos sem um lar. O estúdio como sempre não mede esforços para fazer obras primas ao longo do tempo.


Trilha Sonora: Um ponto forte desse filme, ela traz boas musicas para cenas certas.Tanto para os momentos triste onde tem aquele instrumentos orientar,com uma pitada de operas, como cenas mais limpas com pureza e bem-estar. Tudo está num bom equilíbrio, só ajudando as lagrimas escorrerem ainda mais.

Este é um filme recomendado para todos os amantes da cultura japonesa em seus mais diversos contextos, a história tem uma bela narrativa onde você se deixa levar pela trama e quando você menos espera, está torcendo e sofrendo juntos com os personagens.É muito triste você refletir a respeito e pensar que há milhares de pessoas que passam pelos mesmo problemas,tendo que fugir de suas casas por conflitos de guerra, a perda da inocência tão jovem.

Assim termino minha impressão sobre o filme, espero que tenham gostado e recomendo muito que assistam. E claro não se esqueçam de comentar o que você achou!!